sábado, 20 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA, SÓ HOJE?

        No dia 20 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra. Esta comemoração está inserida em um contexto muito mais amplo que faz parte de uma luta de décadas dos movimentos negros nacionais.
        É notório e evidente as políticas afirmativas que vem sendo postas em prática na nossa sociedade atualmente: titularização das terras de remanescentes quilombolas, a lei nº 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história da cultura afro brasileira e africanas nas escolas de educação básica e as cotas para ingresso dos afro descendentes nas universidades, só para citarmos aquelas que foram e são mais conhecidas e que geralmente causam discussões e debates imensos. Sem dúvida, tais práticas são necessárias para sanar séculos de discriminação e injustiças sofridas por este segmento dentro da sociedade brasileira. Entretanto, não podemos fechar os olhos para a permanência em nosso cotidiano das mais diferentes formas de preconceito e discriminação que ainda vitimam os afro descendentes.
      Precisamos quebrar a máxima intelectual criada e popularizada no Brasil desde a primeira década do século XX de que a nossa sociedade vive uma "democracia racial", e que não temos preconceitos e nossos negros não sofrem humilhações, perseguições ou são privados de seus direitos básicos. 
      Desconstruir esse mito é dar "a cara à tapa" e admitir o preconceito que está intrínseco em nós. Muitas vezes ainda reproduzimos valores preconceituosos até mesmo dentro dos nossos lares, e desde pequenos, perdemos valores como o respeito que poderiam nos guiar e ajudar a construirmos uma sociedade múltipla e plural em sua essência.
     "Eu tenho um sonho...", assim disse Martin Lutter King, o sonho da igualdade entre brancos e negros.
      E este sonho mesmo sonho me faz dizer que podemos fazer dele real, basta lembrarmos que as diferenças são elementos que podem tornar a convivência até bem mais interessante se nós soubermos conviver com o "diferente". Afinal, a verdade é que "você também tem sangue crioulo". 
     Espero que possamos fazer de todos os dias uma constante busca por igualdade, manutenção de direitos e respeito a pluralidade que é o nosso Brasil e a Amazônia. 
    

É só SUCESSO!!! Aula passeio a cidade de Vigia foi top 10!!!!

É maravilhoso descobrir o quanto a educação pode ser feita de maneiras diversas e com resultados espetaculares. É assim que posso resumir a atividade desenvolvida no dia 10 de novembro para a cidade de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense. Com o suporte dado pela empresa de turismo Lobotur na figura do Sr. Raul Lobo, os alunos foram apresentados aos pontos turísticos mais significativos para a história desta cidade e da colonização do atual estado paraense.
Os estaleiros onde se produzem os barcos para pesca artesanal, as igrejas Madre de Deus e do Senhor dos Passos (Igreja de Pedra), além do Trem de Guerra (atual câmara dos vereadores) e a Sociedade Literária 5 de Agosto foram os locais onde os alunos da Escola Marieta Emmi puderam ser apresentados a informações que sem dúvida são fundamentais para embasar os estudos dos conteúdos da disciplina História  no 2ª ano do ensino médio.
Além desta parte pedagógica, os alunos puderam conhecer a gastronomia da região como o prato a base da "gurijuba" no Hotel fazenda Santa Rosa, local que também foi palco dos momentos de lazer desta viagem. Piscina, quadra de futebol e de vôlei, passeio a cavalo foram alguns dos atrativos que os nossos alunos encontraram e que fizeram o sucesso desta atividade.
Sem dúvida, com a colaboração inestimável da Prof.ª Elizabeth Braga, foi possível fazer acontecer este evento. Além é claro, da presença dos nossos outros colegas professores: Hermani, Ana Cristina, Sônia, Paulo Raposo e Tatiana que foram importantes para o desenrolar desta atividade. Minha gratidão a todos.
E desde já fica o lembrete: ANO QUE VEM TEM MAIS!!!!!!

 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PASSEIO HISTÓRICO A VIGIA DE NAZARÉ

Vem aí mais uma atividade pedagógica imperdível. Os alunos das turmas de 2º ano da Escola Marieta Emmi terão mais uma oportunidade de conhecer em locus aspectos relacionados a história da Amazônia. Em uma visita a Vigia de Nazaré os alunos conhecerão temas como a escravidão indígena e a presença dos jesuítas durante o período colonial, a presença do negro na formação da região e o movimento cabano no período imperial.
Sem dúvida. no dia 10 de novembro, com o auxílio da empresa de turismo Lobotur (Sr. Raul Lobo), teremos mais uma oportunidade de romper com os limite dos muros da escola e construir conhecimento de forma mais dinâmica e atrativa.
O projeto tem a frente as professoras Elizabeth Braga e Lígia Ribeiro (História) e o professor Hermani Monteiro (Geografia).
Agora é hora de divulgar e batalhar para construir tal atividade. Em breve, mais notícias virão. Aguardem!

PROJETO "ESCOLA PÚBLICA DE TALENTOS" - NO HANGAR/BELÉM

Foi indiscutível o sucesso do evento realizado nos dias 20 e 21(ontem e hoje) no Hangar Centro de Convenções da Amazônia pela SEDUC com o título "Escola Pública de Talentos", com a participação das USE'S e URE'S, dentre elas a 11ª URE da qual as Escola Marieta Emmi e Antonio Lemos fazem parte. Neste dia 21, fomos com vários alunos destas escolas prestigiar a arte, a dança, a música, o jogo de xadrez, os atletas portadores de necessidades especiais paraenses e tantos outros talentos e produções existentes nas escolas públicas.
Ficou evidente, que os projetos "Mais Educação" e "Escola de Portas Abertas" foram elementos fundamentais para a realização da maioria das atividades ali apresentadas. É um orgulho ver a quantidade de alunos e professores comprometidos com uma educação de qualidade.
Isso prova que a escola pública não é somente um bolsão de violência ou muito menos uma instituição fadada a decadência. Há muito talento e idéias brilhantes em nossas escolas.
Parabéns a todos os participantes e que no próximo ano, independente de quem esteja em nosso governo, iniciativas como essa sejam mantidas, para apresentarmos os resultados dos projetos elaborados nas escolas públicas e valorizarmos alunos e professores das mesmas.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR.

Sem dúvida foi muito divertida e emocionante a homenagem feita pelos alunos da Escola Marieta Emmi aos professores no dia 15 de outubro. Apesar do tempo curto para a organização, eles acabaram nos envolvendo nas gincanas, brincadeiras e competições. Agradeço pelas belas palavras, elogios e abraços recebidos.
São essas demonstrações de carinho que nos fazem superar e enfrentar as dificuldades diárias e cada vez mais nos dedicarmos a essa atividade fundamental: a EDUCAÇÃO.
VALEU GALERA!!!!

DEMOROU, FOI SUADO, MAS FOMOS!!!!!!

No dia 15 de setembro conseguimos enfim por nossa atividade pedagógica em prática. Realizamos com os alunos do 3º ano do Ens. Médio da Escola Marieta Emmi a aula passeio para a Ilha de Cotijuba. Apesar das dificuldades enfrentadas (viagem de ônibus e barco - ida e volta), pudemos ter uma experiência prazerosa junto aos alunos. É por essas e outras que nunca vão conseguir nos desmotivar. Novas aulas já estão programadas. Essa é sem dúvida uma boa oportunidade para por em prática novas metodologias de ensino, bem como de estreitar a relação professor-aluno. Foi muuuuuuuuuito bom!!!

domingo, 22 de agosto de 2010

E O NOSSO FOLCLORE?

Hoje é o dia do Folclore, mas este ano ainda não teremos um momento em nossa escola dedicado a esta comemoração. É bom que a partir de hoje, comecemos a pensar com mais atenção o que realmente estamos apresentando aos nossos alunos sobre a sua própria cultura, afinal sempre é tempo de reflexão e de quem sabe enraizar nesses jovens um interesse maior pelas raízes da nossa região!!!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AULÃO DE HISTÓRIA!!!!!!!!!

O MÊS DE SETEMBRO VAI BOMBAR!!!!!!!!!!!!!
No dia 11, um sábado, será realizado na Escola Marieta Emmi o Aulão de História, com o tema ERA VARGAS. O convite é para os alunos do 3º ano do ensino médio desta escola. Nesse dia, os professores Luís Carlos, Elizabeth Braga e Lígia Ribeiro irão aprofundar a discussão sobre o tema, atendendo assim ao conteúdo do PRISE.
NÃO PERCA!!!!!!!!!

AULA PASSEIO A COTIJUBA!!!!

No dia 15 de setembro de 2010, estaremos realizando com os alunos da Escola Marieta Emmi um Aula Passeio: "Rompendo os muros da escola" que terá como local de visitação a Ilha de Cotijuba. Nesse projeto, estão inseridos professores de várias disciplinas (História, Geografia, Química e Português) visando construir conhecimentos relacionados as temáticas específicas de cada ciência. Com tal proposta buscamos levar nossos alunos a construir conhecimento a partir de uma experiência de campo. Se você cursa o 3º ano do ensino médio nessa escola venha e participe. Maiores informações sobre o projeto e o investimento, falar com os Professores Hermani, Elizabeth e Lígia na própria escola.